quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A dança e a queima de calorias

Fonte Desconhecida

 A dança é uma das práticas mais completas, onde além de trabalhar as valências físicas, envolvem também concentração, estimula a memória. O gasto calórico também é um ponto muito positivo para a dança, onde sendo uma atividade prazerosa já torna a atividade melhor.
Sentir o ritmo, deixar o corpo movimentar como tem vontade, é incrível. A satisfação pessoal de conseguir completar um passo, de fazer movimentos novos, e o que é mais importante, o auto conhecimento - o conhecimento do próprio corpo-, são pontos extras que faz a dança ser tao especial. As diferentes possibilidades e diferentes ritmos traz um estímulo a mais para seu praticante.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, as danças de salão, tem diferentes estilos, que tem conquistado pessoas de diferentes idades. Além dos ritmos já bem conhecidos como samba, bolero e forró, exitem também o zouk, salsa, sertanejo universitário e outros.
Desconheço o autor da imagem, mas de uma forma geral, é possível perceber que independente do estilo a dança é um importante instrumento na queima de gordura corporal e na prevenção da obesidade. Alguns ritmos mais frenéticos e rápidos possuem um gasto calórico maior.
O zouk por exemplo, tem por origem latino com muitos giros e marcações fortes, possui um gasto bem alto. Junto a ele também está o samba, que também é muito rápido com passos bem definidos.
Passando pelos ritmos brasileiros, tem o forró que tem sua origem nordestina, sofrendo influencias afros, o forró é visto como um ritmo envolvente, sexy e prazeroso, tendo como característica o jogo de pernas, giros e o rebolado. O samba, intrínseco no estilo a malandragem, a malícia, a elegância e a exposição tanto da dama quanto do cavalheiro.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A ludicidade


Os jogos e as brincadeiras que são julgados por muitos como um tempo jogado fora, ou que seja sem objetivo algum, possui uma importância principalmente quando essas atividades são relacionadas as crianças. Em seu histórico o lúdico apareceu como uma forma de descobrir o mundo, onde o prefixo 'ludus' do latim faz referência ao ato de brincar.
O ato de brincar faz parte da vida dos homens desde o nascimento, como nas brincadeiras entre mamãe e bebê de se esconder e aparecer, de cantar e dançar com o bebê no colo e outras.
Durante a infância o lúdico  continua muito presente, onde as crianças vivem em um mundo de fantasias. É nesse momento que a criança é apresentada ao mundo, sendo também o momento onde a criança descobre o mundo ao seu redor, e a si mesmo. Junto com a família, a escola ajuda nessas descobertas, sendo uma fase onde as crianças aprendem muitas coisas, como aprender a contar, a ler e a escrever. Para facilitar o aprendizado o lúdico é muito utilizado, onde as crianças aprendem mais facilmente os conteúdos a partir de jogos e brincadeiras elaborados podendo ou não ser interdisciplinares.
As brincadeiras são atividades utilizadas principalmente o tempo ócio, onde as regras são mais simples e nem sempre possui um vencedor.
Os jogos são atividades sistematizadas, com um objetivo intrínseco na atividade, é necessário ter um vencedor ou ganhador.
A prática dos jogos e brincadeiras possuem alguns objetivos, como o desenvolvimento das capacidades físicas, despertarem nas crianças a importância do trabalho em grupo (lealdade, cooperação, cortesia, espírito de luta e respeito), conhecer as regras e saber respeitar ordens, aprender atividades que podem ser aplicadas fora do ambiente escolar, vivenciar atividades físicas prazerosas e vigorosas, estimular o gosto pelo esporte, dar a criança a oportunidade de solucionar seus próprios problemas, favorecer a iniciação esportiva e etc. 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A utilização de materiais alternativos


Independente da modalidade, a utilização de materiais alternativos podem auxiliar na assimilação de movimentos  podendo ser dividido em etapas ou não. Esses materiais aparecem nas aulas com pesos diferenciados e tamanhos diferenciados dependendo da modalidade, como por exemplo, no lançamento de peso, utilizando-se pesos mais leves ou menores, para a etapa de adaptação. Para o ensino de crianças as adaptações são extremamente importante, onde facilita a assimilação das regras e dos movimentos corporais a serem executados.
Para as crianças, os materiais alternativos aparecem como novidade e tudo que é novo chama a atenção, estimulando dessa forma as crianças a participarem e interagirem com a atividade proposta.
Alguns materiais alternativos que podem ser utilizados são garrafas petti, balões, jornais, cordões, bolas de borracha (tipo pecuária), tampinhas, papeis e lápis para desenho.
Algumas atividades já utilizadas com materiais alternativos:
  • Atletismo: para o revezamento utilizei bastões feitos de folhas de revistas enroladinhos bem fininhos, juntei uns 5 e ficou bem firme. Para fazer o martelo para arremesso fiz bolas de jornais amassados, amarrei um barbante com aproximadamente um 1m e passei fita adesiva transparente por cima, se necessário coloque um pesinho pode ser pedrinhas por exemplo.
  • Voleibol: Balões, se estiver muito leve, passe uma fita de jornal na circunferência do balão. As bolas de borracha de diferentes tamanhos também podem ajudar muito nas aulas. Lençóis e Fronhas podem ser utilizadas para estimular o trabalho em grupo.
  • Futebol: bolas de diferentes tamanhos, elásticos e cordas pra trabalhar saltos e obstáculos.
  • Basquete: baldes e sestas de circunferências diferenciadas, bolas também com diferentes tamanhos.
  • Circo: bolinhas (piscina de bolinhas) com arroz dentro pra dar peso, arcos feitos com mangueira.
  • Dança: vendas nos olhos dos alunos, para que possam se soltar sem se preocupar se o colega está olhando, arcos para o trabalho em grupo e coreografado.
  • Capoeira: baldes para simular o atabaque e o pandeiro, papel e lápis de cor para desenharem os instrumentos, ou a sequencia de cores das cordas, bolas para fazer futebol de caranguejo etc.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dança de salão para idosos

Quando a idade vai chegando, como instinto, as pessoas vão diminuindo a movimentação, vezes ocasionada pela falta de visão, ou pela instabilidade motora. Os idosos na sociedade atual, sofrem de uma síndrome bem comum, "síndrome do ninho vasio", que seria o momento onde a aposentadoria chega então o tempo ócio aumenta consideravelmente, o ciclo de amigos que muitas vezes era do trabalho já não é mais tão presente, os filhos se casam e formam sua própria estrutura familiar e outros fatores, acabam por deixar os idosos mais sozinhos e com muito tempo livre.
É nesse momento que aparece os centros de convivência para idosos. Ocupar o tempo livre com atividades e oficias pode ajudar na forma com que os idosos lidam com esse momento de transições. Atividades que envolvem um maior numero de pessoas é ainda mais interessante, estimular com que eles mantenham o contato físico, uma boa conversa torna a atividade mais prazerosa ainda!!!!
Trabalhar o emocional e o mental é muito importante, mas não podemos deixar de lado a parte física.  Para que o idoso possa frequentar esses ambientes, é importante que ele esteja bem fisicamente. A dança de salão então aparece, como atividade capaz de estimular desde as valências físicas e motoras, como também valências cognitivas.
Os ritmos mais indicados e preferido pelos idosos, quando o assunto eh dança de salão são bolero e forró, onde os passos são mais simples, e as musicas são mais familiares a eles. O que também facilita a aceitação desses ritmos é a marcação, onde é mais cadenciada, requer uma menor movimentação de quadril, mas nem por isso deixa de ser elegante e sensual.

terça-feira, 12 de junho de 2012

O circo como exercício físico

O circo vai muito além das artes, onde para grande parte dos números circenses, é necessário um grande preparo físico e psicológico. Esses artistas são quase atletas. Algumas das modalidades do circo são a lira, o trapézio, tecido acrobático, duo acrobático, solo, malabares e outros.
Alguns dos treinos presentes nas aulas são de flexionamento, resistência e força. Os exercícios não podem ser apenas abordar grupos musculares maiores.
O tecido acrobático: precisa de um fortalecimento maior de membros superiores e abdomem, para a execução de alguns exercícios, é importante também ter um bom grau de alongamento.
O Duo Acrobático: precisa de um fortalecimento do corpo por completo, desde a ponta do pé até os dedos das mãos. Os dois praticantes precisam estar muito atentos e concentrados, para que consigam estabilizar os movimentos. Fazer a contração muscular é de suma importância. Mas para ter essa contração é indispensável o fortalecimento.
O Solo é bem semelhante com a ginástica artística, utilizando-se alguns movimentos como rondada, estrela, flique, rolamentos (para frente, para traz, grupados e afastados).
Algumas posições utilizadas em diferentes modalidades, também são bem semelhantes com a ginástica artística, como as posições grupadas, afastadas, estendidas e carpado.
Então, o circo pode sim ser considerado um exercício físico, desde que seja levado a sério os treinos, de maneira que muito mais importante que a simples execução dos movimentos, é extremamente importante e indispensáveis trabalhos físicos, para possibilitar o ganho de força específica e geral, e melhorar a amplitude de alongamento, para que os exercícios fiquem mais bonitos e seguros. Esse tipo de treinamento também serve como proteção, diminuindo as chances de sofrerem lesões.

domingo, 3 de junho de 2012

Recreações e Eventos


Contatos para Eventos e Recreações:
~> Recreação Aquática
~> Pintura facial
~> Manipulação de Balões Bexiguinha
~> Recreações em Geral (eventos, aniversários, esportivos etc.)
~> Datas comemorativas (dia das crianças, natal, chábar...)
~> Salãozinho infantil (maquiagem e cabelo)

Telefone para Contato: (62) 94345822

O exercício fisico no combate do Sedentarismo


Considerado o mal da sociedade, o Sedentarismo, traz consigo vários efeitos colaterais como o aumento do tecido adiposo (gordura), grande chance de desenvolver hipertensão, tendencias a insônia ou distúrbios do sono e outros.
Tendo vários fatores que influenciam no quadro de Sedentarismo como o stress diários, a correria da vida cotidiana, e a dificuldade de conciliar família e trabalho. No tempo livre as pessoas tem priorizado o descanso, sair com amigos/família, e outros.
O sedentário quando a idade avança, as perdas musculares e ósseas são muito acentuadas, e quanto mais cedo adquirir hábitos mais saudáveis, melhor ele consegue passar por essa fase diminuindo as perdas. A melhoria dos hábitos, inclui uma alimentação mais saudável, diminuir o stress do dia-a-dia, e principalmente a prática de exercício ou atividades físicas.
Independente da atividade, é importante manter o corpo ativo. Onde o exercício físico pode ajudar na prevenção e na manutenção de toda a musculatura.
O primeiro passo para essa mudança, é pensar e escolher uma atividade que além dos benefícios físicos e fisiológicos, traga prazer e satisfação na sua prática.

sábado, 2 de junho de 2012

Mulher na Capoeira

A capoeira teve sua origem entre os negros, pobres e escravizados, que viram na capoeira uma forma de utilização do pouco tempo ócio que tinham, considerada por eles lazer e "treinamento". Praticada apenas pelos homens, a malandragem e a malícia estavam presentes nas práticas. Para não ter a capoeira censurada pelos senhores, os negros transformavam a luta/jogo de capoeira em uma brincadeira bem parecida com uma dança, para que quando os senhores vissem não enxergassem ela como uma futura arma contra eles.
Com o passar do tempo, a capoeira foi ganhando lugar, novos praticantes de diferentes classes sociais e diferentes raças. De pretos e pobres, a capoeira foi ganhando público como filhos de políticos influentes, artistas e outros.
As mulheres foram entrando aos poucos, primeiro tocando instrumentos...depois cantando...e depois praticando.
Com a entrada das mulheres nas rodas de capoeira, a plasticidade dos movimentos, a delicadeza da mulher ajudaram na evolução da capoeira.
Nas aulas de Mestre Bimba, bem no começo da prática da capoeira por mulheres, para ser aceito na academia eram feitos alguns testes físicos de flexibilidade, força e agilidade por exemplo. Esse teste era o mesmo tanto aos homens quanto as mulheres, porém com um grau diferenciado, como um numero menor de repetições, por exemplo.
As mulheres aos poucos vão conquistando seu lugar no mundo da capoeira, começaram como alunas e hoje em dia já temos muitas professoras e instrutoras, e mesmo algumas mestras.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Capoeira na Escola


A capoeira como componente curricular nas aulas de educação física escolares, ainda é um tema a ser trabalhado, onde os professores possuem um certo medo/receio de ministrar esse conteúdo. Com a utilização da criatividade e alguns joguinhos já conhecidos, ministrar os conteúdos pertinentes a capoeira fica muito mais fácil. Para as crianças, ter esse contato pode influenciar positivamente no seu desenvolvimento, estimulando desde a coordenação motora ampla e fina, até noções espaciais, noções de ritmo dentre outros. O ideal para o desenvolvimento completo das crianças é de estimula-las ao máximo durante a infância, para que possa ter um leque de experiencias motoras, mentais e fisiológicas. A capoeira sendo considerada uma das práticas mais completas pode estimular a crianças em várias valências. A capoeira como outras lutas também auxiliam na concentração do aluno, respeito ao professor e as outras pessoas.