quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dança de salão para idosos

Quando a idade vai chegando, como instinto, as pessoas vão diminuindo a movimentação, vezes ocasionada pela falta de visão, ou pela instabilidade motora. Os idosos na sociedade atual, sofrem de uma síndrome bem comum, "síndrome do ninho vasio", que seria o momento onde a aposentadoria chega então o tempo ócio aumenta consideravelmente, o ciclo de amigos que muitas vezes era do trabalho já não é mais tão presente, os filhos se casam e formam sua própria estrutura familiar e outros fatores, acabam por deixar os idosos mais sozinhos e com muito tempo livre.
É nesse momento que aparece os centros de convivência para idosos. Ocupar o tempo livre com atividades e oficias pode ajudar na forma com que os idosos lidam com esse momento de transições. Atividades que envolvem um maior numero de pessoas é ainda mais interessante, estimular com que eles mantenham o contato físico, uma boa conversa torna a atividade mais prazerosa ainda!!!!
Trabalhar o emocional e o mental é muito importante, mas não podemos deixar de lado a parte física.  Para que o idoso possa frequentar esses ambientes, é importante que ele esteja bem fisicamente. A dança de salão então aparece, como atividade capaz de estimular desde as valências físicas e motoras, como também valências cognitivas.
Os ritmos mais indicados e preferido pelos idosos, quando o assunto eh dança de salão são bolero e forró, onde os passos são mais simples, e as musicas são mais familiares a eles. O que também facilita a aceitação desses ritmos é a marcação, onde é mais cadenciada, requer uma menor movimentação de quadril, mas nem por isso deixa de ser elegante e sensual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário