sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lúdico e o Aprendizado




O lúdico seria uma maneira criativa, de ensinar diferentes conteúdos, utilizando-se de jogos, brincadeiras, estafetas e etc. Todas as pessoas e em especial as crianças, assimilam com uma facilidade maior, conteúdos quando transmitidos utilizando-se do lúdico, o aproveitamento é mais positivo. Por exemplo, para fazer um aquecimento, por que fazer as crianças correm em volta da quadra, se podemos fazer jogos que acabam por atingir os objetivos mais amplamente. Jogos como: Gelinho e Gelão, pique pega dentre outros. Nessas atividades podemos estar aquecendo musculaturas e articulações, propiciando que o aluno pule e abaixe. Também envolvidos nas atividades noções espacial, coordenação motora, raciocínio rápido e lógico.
Adaptar e criar novas atividades é papel do professor, como todas as pessoas, tudo que se torna repetitivo perde o gosto e deixa de chamar a atenção. Mais do que em qualquer idade, as crianças precisam de novidades para que se sentem motivados a praticar aquela atividade.
Piaget definiu níveis de aprendizado infantil, sendo eles:
# Período Sensório motor( 0 á 2 anos) : as crianças são estimuladas por objetos em movimento e musicas e barulhos...
# Período Pré-Operatório( de 2 á 7 anos) : as crianças se sentem estimuladas por tudo que elas podem tocar, conseguem copiar o que vêem...trabalhando com o imaginário, como histórias, personagens de desenhos....
# Período das Operações Concretas ( de 7 á 11 anos) : nessa idade já conseguem fazer movimentos mais complexos, mais voltados para a realidade
# Período das Operações formais( acima de 12 anos) : início do desenvolvimento das capacidades cardio-respiratórias, melhora na coordenação motora e início de treinamentos.
Respeitando os limites de cada idade...e com muita criatividade é possivel ensinar a crianças da luta á dança...

Nenhum comentário:

Postar um comentário