sexta-feira, 20 de julho de 2012

A utilização de materiais alternativos


Independente da modalidade, a utilização de materiais alternativos podem auxiliar na assimilação de movimentos  podendo ser dividido em etapas ou não. Esses materiais aparecem nas aulas com pesos diferenciados e tamanhos diferenciados dependendo da modalidade, como por exemplo, no lançamento de peso, utilizando-se pesos mais leves ou menores, para a etapa de adaptação. Para o ensino de crianças as adaptações são extremamente importante, onde facilita a assimilação das regras e dos movimentos corporais a serem executados.
Para as crianças, os materiais alternativos aparecem como novidade e tudo que é novo chama a atenção, estimulando dessa forma as crianças a participarem e interagirem com a atividade proposta.
Alguns materiais alternativos que podem ser utilizados são garrafas petti, balões, jornais, cordões, bolas de borracha (tipo pecuária), tampinhas, papeis e lápis para desenho.
Algumas atividades já utilizadas com materiais alternativos:
  • Atletismo: para o revezamento utilizei bastões feitos de folhas de revistas enroladinhos bem fininhos, juntei uns 5 e ficou bem firme. Para fazer o martelo para arremesso fiz bolas de jornais amassados, amarrei um barbante com aproximadamente um 1m e passei fita adesiva transparente por cima, se necessário coloque um pesinho pode ser pedrinhas por exemplo.
  • Voleibol: Balões, se estiver muito leve, passe uma fita de jornal na circunferência do balão. As bolas de borracha de diferentes tamanhos também podem ajudar muito nas aulas. Lençóis e Fronhas podem ser utilizadas para estimular o trabalho em grupo.
  • Futebol: bolas de diferentes tamanhos, elásticos e cordas pra trabalhar saltos e obstáculos.
  • Basquete: baldes e sestas de circunferências diferenciadas, bolas também com diferentes tamanhos.
  • Circo: bolinhas (piscina de bolinhas) com arroz dentro pra dar peso, arcos feitos com mangueira.
  • Dança: vendas nos olhos dos alunos, para que possam se soltar sem se preocupar se o colega está olhando, arcos para o trabalho em grupo e coreografado.
  • Capoeira: baldes para simular o atabaque e o pandeiro, papel e lápis de cor para desenharem os instrumentos, ou a sequencia de cores das cordas, bolas para fazer futebol de caranguejo etc.